Grupo catalão investe no negócio funerário em Portugal ao volante da Tesla
O grupo catalão Global Funeral Services (GFS) está a investir no negócio das funerárias em Portugal, tendo inaugurado na semana passada a primeira loja na cidade do Porto. A operar com a marca Alia, esta nova empresa de serviços funerários é gerida por Valdemar Soares, antigo coordenador comercial da Servilusa e prevê abrir novos espaços em Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.
Localizada na Rua Dominguez Alvarez, na zona da Boavista (Porto), a primeira loja de 260 metros quadrados e três pisos disponibiliza serviços como funerais, inumações, exumações, cremações e trasladações. A operação arranca com uma frota de carros maioritariamente elétricos, entre eles um Tesla Model 3, que apresenta como o primeiro da marca dedicado a este setor no país.
A Global Funeral Services foi fundada em Barcelona, em 2017, a partir de duas empresas familiares (Grup VFV e Cabré Junqueras) e com o objetivo de procurar oportunidades de crescimento no setor funerário fora de Espanha. “Juntas, as duas empresas possuem atualmente a maior rede de funerárias, crematórios e cemitérios de toda a Catalunha“, lê-se no site da GFS.
O grupo espanhol Global Funeral Services soma 49 funerárias, opera em 434 municípios na Catalunha e emprega 543 pessoas. De acordo com dados oficiais, realiza mais de 21 mil serviços funerários por ano e conta com uma frota de mais de 193 veículos.
